O que você diz quando seu filho vai bem em alguma atividade ou tarefa? “Nossa como você é esperto!” ou “Parabéns, você é muito inteligente”. Parece quase que automático e aí você pensa que essa atitude aparentemente motivadora vai reforçar esse talento. Mas, será que é assim mesmo?
Um estudo feito nos Estados Unidos pelas pesquisadoras Claudia Mueller e Carol Dweck, da Universidade Colúmbia, realizado com 400 crianças identificou que elogiar por suas habilidades ou talentos pode ter um efeito reverso e deixá-las mais vulneráveis ao fracasso. Isso porque na verdade você não está encorajando as crianças a se desenvolverem e conquistarem novas metas, mas sim a se estagnarem acreditando que já são boas o suficiente.
Por outro lado, o ideal é elogiar pelo esforço que foi dedicado para concluir determinada atividade, algo como: “muito bem, você se esforçou bastante” ou “que bom, você trabalhou muito para conseguir isso”. Essa atitude reforça que é o esforço que nos motiva a melhorar, é um mérito conquistado e não algo nato, o que cria o senso de superação, aprendizado e novos desafios.
A PSICOLOGIA DO SUCESSO
É aí que chegamos à psicologia do sucesso, que serve não só para crianças, mas para os adultos também, afinal o sucesso vem da capacidade de transformar um fracasso em oportunidade de crescimento e desenvolvimento.
O cérebro é um músculo que pode ser fortalecido com trabalho duro e persistência, ou seja, você pode não ter ido muito bem em determinada atividade, porque não é um dos seus pontos fortes, mas se você insistir, persistir e se desafiar, pode conseguir. Ou seja, a capacidade de ser inteligente passa a ser considerada como algo maleável e que depende da mudança de mentalidade de cada um.
Então vamos lá, não se preocupe em provar as suas habilidades, mas sim trabalhe arduamente para se superar, defina metas e se recompense por chegar lá, porque certamente isso vai acontecer! Motive as crianças desde cedo a se esforçarem, nós, da Finke acreditamos nessa metodologia!
Leia mais sobre o assunto:
Professor who pioneered praising effort sees false praise everywhere
Ao completar 6 anos é hora da criança dizer bye, bye para o ensino infantil…
Uma das maiores preocupações que os pais têm com seus filhos diz respeito ao aprendizado…
Emília Ferreiro, psicóloga e pedagoga argentina, é uma das maiores influências para educadores e toda…
Desde 2006 o Colégio Finke utiliza a tecnologia em sala de aula. No princípio eram…
As crianças usam muita energia para crescer, brincar e aprender. Todo esse combustível é obtido…