Ao completar 6 anos é hora da criança dizer bye, bye para o ensino infantil e saltar para o ensino fundamental. Passada a formatura e todos os festejos que a transição traz, começa uma trajetória nova para o aluno e também para a família. Mas como lidar com essa nova fase da vida escolar?
Talvez a vontade dos pais seja de congelar o tempo, afinal sabem que o Ensino Fundamental exigirá mais responsabilidade e menos tempo para brincadeiras. Mas quem disse que só porque seu filho mudará o nível escolar ele está pronto, de repente, para essa transição?
É por isso que o primeiro ano exige o acompanhamento conjunto da escola e dos pais sobre o desenvolvimento e adaptação da criança.
No Colégio Finke a introdução ao Ensino Fundamental acontece de forma gradativa, mantendo o aprendizado por meio de elementos lúdicos, trabalhos em grupo, jogos e experiências prazerosas. Ainda assim as mudanças são inevitáveis, como o aumento no volume de tarefas de casa, processos avaliativos e disciplinarES.
É natural que nesse momento os pais se sintam inseguros e tenham dúvidas sobre como seu filho irá lidar com essa situação. As dicas para acompanhar esse momento de vida são:
O que você diz quando seu filho vai bem em alguma atividade ou tarefa? “Nossa…
Uma das maiores preocupações que os pais têm com seus filhos diz respeito ao aprendizado…
Emília Ferreiro, psicóloga e pedagoga argentina, é uma das maiores influências para educadores e toda…
Desde 2006 o Colégio Finke utiliza a tecnologia em sala de aula. No princípio eram…
As crianças usam muita energia para crescer, brincar e aprender. Todo esse combustível é obtido…